Autor: Arlindo Philippi
Editora: Manole
Sinopse: Esta obra propõe um percurso reflexivo que nasce do diálogo entre a educação e o contexto sócio-histórico, iluminando um caminho no qual se renova a compreensão que temos da educação, da escola, do professor e do aluno. Com essa postura, o autor, longe das definições de educação ambiental naturalistas e ecológicas, apresenta o conceito de ambientalização da educação como estratégia para responder aos desafios sociais e educativos do presente. O livro, muito além de se constituir simplesmente de uma reflexão teórica, apresenta as principais correntes pedagógicas, epistemológicas, didáticas e da psicologia da educação, que servem de fundamento para a construção de uma nova prática educativa. Uma prática que contemple novas formas de organização escolar, curricular, de sequenciamento de conteúdos, eixos transversais, métodos interdisciplinares e aproximações metodológicas, entre outros.
Editora: Manole
Sinopse: Esta obra propõe um percurso reflexivo que nasce do diálogo entre a educação e o contexto sócio-histórico, iluminando um caminho no qual se renova a compreensão que temos da educação, da escola, do professor e do aluno. Com essa postura, o autor, longe das definições de educação ambiental naturalistas e ecológicas, apresenta o conceito de ambientalização da educação como estratégia para responder aos desafios sociais e educativos do presente. O livro, muito além de se constituir simplesmente de uma reflexão teórica, apresenta as principais correntes pedagógicas, epistemológicas, didáticas e da psicologia da educação, que servem de fundamento para a construção de uma nova prática educativa. Uma prática que contemple novas formas de organização escolar, curricular, de sequenciamento de conteúdos, eixos transversais, métodos interdisciplinares e aproximações metodológicas, entre outros.