Editora: Paz e Terra
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Pedagogia
Sinopse: Em forma de entrevista, Paulo Freire conta histórias sobre os 14 anos em que viveu fora do país e de como estas vivências influenciaram a produção de suas obras. No bate-papo são tratados vários assuntos como: a avaliação de Paulo sobre as traduções de suas obras para outros países; a educação e o trabalho com as massas; o papel do educador político ou do político educador; o problema da educação de adultos; seu gosto e cantar; a educação dentro de casa, com seus filhos e a geração de netos.
Na entrevista com Fernando Gasparian, falecido em 2006, o editor fala sobre o período d repressão dentro do Brasil e dos riscos de ser considerado perigoso para o regime. O diálogo, gravado originalmente em 2001, te como fio condutor a situação política da época e a publicação de livros clandestinos.
Ao final da edição o livro traz um poema de amor escrito por Paulo Freire intitulado "Recife sempre", escrito quando este, no exílio, recebeu um cartão postal de um dos seus filhos com a foto da cidade pernambucana. Acompanha ainda a obra um artigo sobre a "pedagogia do chinelo", escrito por Guimarães.